Cerca de 35% da população sofre com pressão alta, segundo o Ministério da Saúde
Aproximadamente 70 milhões de pessoas possuem hipertensão arterial no Brasil. Embora uma parte considerável da população sofra com as alterações na pressão, apenas a metade sabe e trata da condição, é o que diz os dados do Ministério da Saúde. Mas por que a hipertensão é tão popular no Brasil?
Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Junior, o principal motivo da pressão alta ser tão prevalente entre os brasileiros são os maus hábitos da população. “No Brasil, além dos altos índices de obesidade e sobrepeso, o sedentarismo somado a alimentação ruim favorece o endurecimento dos vasos e deixa a pressão lá em cima”, alerta o médico.
Além dos 12 por 8
A hipertensão, caracterizada pela força que o fluxo sanguíneo faz nas paredes dos vasos, causa uma série de complicações no organismo, principalmente no coração. Considerada alta quando ultrapassa os índices dos 14 por 9, a hipertensão é um dos principais fatores de risco para o infarto, AVC e até a insuficiência cardíaca.
“Apesar da hipertensão ser assintomática, alguns sinais podem indicar que há algo de errado: dores no peito, tonturas, visão turva, zumbido nos ouvidos e dores de cabeça. Para identificar a pressão alta, o ideal é estar com o check-up médico em dia”, destaca Élcio.
Tenho hipertensão, e agora?
A hipertensão vai além da associação aos maus hábitos, já que as chances de desenvolver a condição também aumentam com o avanço da idade. “Quando um paciente é diagnosticado com hipertensão, é preciso estar atento a outras condições que podem agravar a saúde do hipertenso, como o alto consumo de bebidas alcoólicas, o excesso de sódio na alimentação, o colesterol elevado, o tabagismo e o diabetes descontrolado”, comenta o especialista.
Embora não tenha cura, a hipertensão tem tratamento. Apenas um especialista pode indicar qual é a melhor maneira de controlar a pressão alta, seja através de medicamentos ou não, o primeiro passo é melhorar o estilo de vida.
“Abandonar o cigarro, praticar alguma atividade física diariamente, evitar alimentos gordurosos, não abusar do sal e estar dentro do peso normal são as principais recomendações para quem tem hipertensão. Portanto, o melhor tratamento para a doença de coração é a prevenção”, finaliza o cirurgião.